As Top 10 já foram identificadas!

Conforme preconiza o regulamento do XXV Prêmio Moutonnée de Poesia, segue a listagem dos 10 melhores classificados em cada categoria:

Infantojuvenil I - 12 A 14 Anos    

Mãe, Por Quê? - Luiza Fecchio Caires

O Poeta - Ana Cristina R. Henrique

Paciência - Anna Flavia Nunes

Preguiça - Isadora De Barros Palhardi

Sinto Muito Mas... - Beatriz Da Silva Cabral Antonio

Trajetória Do Neymar - Pedro Henrique Freitas Ribeiro

           

Infantojuvenil II - 15 A 17 Anos      

Alma Vendida - Isabela Caldato

Aqueles Da Terra Do Salto - Yuri Dos Pereira Da Silva

Canção Da Meia Noite - Heloísa Schiffel

Desabrochar Da Rosácea - Isabela Padovan Balás

Engrenagem - Vitor Marques Pedro

Êxtase - Lorena Mazaia

O Estro Da Vida - Letícia Nunes Neves

Ode À Praça - Luiz Rodrigues

Pequenos Sacrifícios - Gregory Delcamino

Sempre Que Escrevo - Jackson Viana

           

Adulto - Acima De 18 Anos 

A Árvore Da Vida - Ronaldo Ribeiro Jacobina

Cinesia - Vania Moreira

Confusão - Raphaela Ikeuchi

Desperta-Me! - Cacilia Nogueira Batista

Homília Ao Desalento - Jorge Carvalho

Peregrino - Maria Antonieta F. De Souza

Poder - Gustavo Tuma

Sobre Poesia - Eduardo Ferreira De Souza

Última Ceia Das Almas Despedaçadas - Gelson Moreira Da Silva

Valsinha - Yuri Westermann

O prêmio Moutonnée de Poesia mostra sua força nesta XXV edição!

Isso mesmo! A palavra força pode e deve ser empregada de diversas maneiras quando falarmos do presente prêmio. Houve força na atuação das equipes organizadoras que batalharam pelo patrocínio e por colegas voluntários para sua realização.

Força de seu patrocinador em acreditar na cultura e na idoneidade de seus organizadores.

Houve força dos mais de mil e trezentos participantes em buscar a atualização necessária para o uso de uma tecnologia inovadora. Para vencer a latência, a inércia e porque não o medo... De compartilhar suas ideias e sentimentos através das palavras.

Força de sua divulgação e acreditação, e que por isso recebeu poesias de todos os estados do Brasil e de outros países: Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México, Moçambique, Portugal e Reino Unido.

Força de seus revisores que em tempo recorde avaliaram as mais de mil e trezentas poesias, com comprometimento e empenho indiscutíveis. Força dos editores que ainda enceram suas atividades para que o livro da edição esteja pronto para o evento de premiação.

Acima de tudo, mesmo sem saber de tudo isso até agora, você deve ter notado que a realização do XXV Prêmio Moutonnée de Poesia só está sendo possível pela união de diversas forças em prol de um objetivo.

Segue abaixo a relação dos voluntários atuantes no prêmio:

ALEXANDRE ALMIRAT GARCIA SALVA ... Formado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio. Leciona Língua Portuguesa há 25 anos para alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio na rede pública, tendo também trabalhado na rede particular de Salto e região. Fez parte da equipe de correção de redação do CEUNSP por cerca de 15 anos. Trabalha com revisão de livros e textos universitários. Há 10 anos leciona Literatura para os alunos do Colégio Voiron-Objetivo de Itu.

ANA MARIA FALCINI OSTA ... Fez Jornalismo na PUC de Campinas e, por algum tempo, exerceu a profissão. Aos 25 anos casou e passou a acompanhar o marido, executivo de multinacional, pela América Latina e Estados Unidos. De volta ao Brasil com a família, decidiu dedicar-se à literatura, publicando diversos romances, poesias e coletâneas. É membro-fundador e atual Presidente da Academia Saltense de Letras. Ocupa a cadeira número 2 e sua patronesse é Rachel de Queiroz, que prefaciou seu primeiro romance.

ANDRADE JORGE ... Poeta, escritor e profissional da área de Recursos Humanos. Membro de diversas Academias, Entidades e Associações literárias nacionais e internacionais. Ganhador de vários prêmios literários, incluindo “Indicação Melhor Poesia” no Prêmio Wilson Caritta Lopes e Honra ao Mérito “Ruben Braga”. Tem diversos livros de poesia publicados no Brasil e na Itália. É membro da Academia Saltense de letras, ocupando a cadeira de número 34, cujo patrono é Oswaldo de Souza Aguirre.

ANDRÉ LUIZ PALHARDI ... Pós-graduado com MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos pela FGV – RJ. Graduado em Tecnologia Mecânica - Modalidade Projetos - pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação Superior em Engenharia e Tecnologia e Gestão da Qualidade. Autor de contos e romances, tem dois livros publicados. É membro da Academia Saltense de Letras, ocupando a cadeira número 35, cujo patrono é Aluísio Azevedo.

CRISTINA MARIA SALVADOR ... Mestre em Educação pela PUC-SP. Psicopedagoga, Pedagoga e licenciada em Letras. Professora Normalista, atuou na Rede Pública e Particular. Foi coordenadora pedagógica no curso de Pedagogia e Formação de Professores na Universidade São Judas Tadeu (SP). Membro de diversas Associações. Publicou artigos em livros e revistas. É, atualmente, Secretaria da Academia Saltense de Letras, ocupando a cadeira número 20, cujo patrono é José Francisco Archimedes Lammoglia.

CÉLIO BUENO ... Bacharel em Turismo e Hotelaria com Pós-Graduação em Gestão Empresarial. Nos últimos 20 anos atuou em produção de eventos no Brasil e no exterior, sendo fluente nos seguintes idiomas: Inglês, Francês e Espanhol. Tem destacada atuação em assessoria de gestão administrativa e operacional para novos hotéis e resorts, tendo atuado nos últimos 15 anos como gerente operacional nessa área no Brasil e no exterior. Atualmente, é Diretor da Secretaria de Cultura de Salto

DÉCIO ZANIRATO JR. ... Graduado em Pedagogia e Ciências Jurídicas e Sociais na PUCCAMP, Pós-graduado em Sociologia do Trabalho e do Lazer pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Ampla formação internacional no Japão, Suíça, Itália e Áustria. Atua nas áreas de Magistério; Advocacia e Ministério Público. É autor de diversos textos nas suas áreas de atuação. É membro da Academia Saltense de Letras, ocupando a cadeira de número 22, cujo patrono é Fernando Pessoa.

ELOY DE OLIVEIRA ... Jornalista e profissional de marketing na área de comunicação integrada, atualmente presta consultoria política. Com mais de 30 anos de profissão, atuou na Folha de São Paulo, Gazeta Mercantil, Rede Globo e Rádio Jovem Pan, além de todos os principais veículos de comunicação impressa, audiovisuais e on-line em Salto e região. É membro da Academia Saltense de Letras, ocupando a cadeira de número 31, cujo patrono é João Cabral de Mello Neto.

JESSIA PICICHELLI DE ARRUDA SAMPAIO ... Pós-Graduada em Gramática da Língua Portuguesa. Professora Normalista e Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa - e suas respectivas Literaturas. Com mais de 40 anos de experiência no Magistério em cursos Fundamental, Médio e Superior, foi Coordenadora do Centro Educacional SESI-125 e Vice-diretora da Faculdade de Ciências e Saúde do CEUNSP. Tem experiência como revisora de Trabalhos Científicos, Artigos e Livros a serem publicados.

JOÃO CARLOS MILIONI ... Graduado em Administração de Empresas. Autor de romances, contos, peças teatrais e poesias - para público adulto e infanto-juvenil. Foi premiado em 1º lugar em diversos concursos literários realizados em cidades da região e recebeu, inclusive, Menção Honrosa na Categoria Poesia. Possui diversos livros publicados e inúmeras obras editadas em Coletâneas. É Vice-presidente da Academia Saltense de Letras, ocupando a cadeira número 21, cujo patrono é João Guimarães Rosa.

MARIA CHRISTINA NORONHA LIBERALESSO ... Professora e advogada, pós-graduada em Processo Civil pela PUCCAMP e em Libras pela Universidade Paulista. Lecionou no ensino básico, médio e no curso de graduação em Direito. Como advogada, atuou junto à Procuradoria do Estado de São Paulo. É surda e hoje ministra palestras sobre surdez. Autora do livro “Estudo Etiológico e Legislativo sobre a Surdez”. É membro da Academia Saltense de Letras, ocupando a cadeira número 17, cujo patrono é Antoine Saint-Exupéry.

MARIA DAMIEN IGNÁCIO PACHECO ... Professora do Ensino Básico Fundamental, atuou por 38 anos na rede estadual de Ensino. Dedicada à Arte Teatral, foi uma das iniciadoras da “Mostra Estudantil de Salto”, recebendo diversas premiações. É autora de peças teatrais infanto-juvenis, crônicas, poesias e de livros. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Moutonnèe e no Mapa Cultural Paulista. É membro-fundador da Academia Saltense de Letras, ocupando a cadeira número 15, cuja patronesse é Profª Benedita de Rezende.

MARIA ELIZABETH ZERBINI ... Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Lecionou por muitos anos no Instituto Filhas de São José e no Cursinho Equipe Vestibulares. Foi Diretora de Departamento da Secretaria da Educação na cidade de Itu. Trabalhou como revisora e corretora da prova de redação de Vestibular do CEUNSP pelo período de 8 anos. Atualmente, é Chefe de Gabinete da Secretaria da Cultura de Salto.

RUBEN OSTA ... Bacharel em Economia pela UGF-RJ, com especialização em Gestão Avançada pelo Insead, na França. Foi Diretor do Banco Nacional; Diretor Executivo do Citibank; Vice-Presidente da Visa USA; fundador, Presidente e Membro do Conselho da Visanet; Presidente e Membro do Conselho da Redecard e Presidente da Visa no Brasil. Atualmente, se dedica a apoiar projetos nas áreas culturais, sociais e ambientais, bem como a participar em Conselhos de empresas e de municípios.

SANDRO BERGAMO ... Atua há 30 anos na área cultural, como empresário, diretor, ator, promotor de eventos artísticos, produtor de moda, estilista e preparador de elenco. Possui diversos cursos na área: Direção Teatral pela Casa das Artes de Laranjeiras-RJ; Interpretação pela Televisa (México); Cinema pelo Studio Fátima Toledo; Cinema, Teatro e TV pelo Studio Wolf Maya; Teatro e TV pelo Studio Beto Silveira; Teatro Popular com Luís Monteiro; entre outros. É atualmente o Secretário da Cultura de Salto.

MARILENA MATIUZZI ... Advogada com pós-graduação em Direito Constitucional, poeta e cronista, foi vereadora e ocupou alguns cargos públicos na cidade de Salto. Somente a paixão que tem pelos três filhos, Paulo, Bruna e Lucas, excede a que tem pela literatura. Atua como advogada há mais de 30 anos. Publicou o livro de poesias “Inquietações”, em 2011. É membro da Academia Saltense de Letras, ocupando a cadeira número 39, cuja patronesse é Cora Coralina.

MARLY FABBRI PANOSSIAN ... Possui Bacharelado em Linguística com Licenciatura em Língua Portuguesa e Licenciatura em Língua Francesa. Tem Pós-graduação em Linguística e Especialização em Língua Portuguesa e Pedagogia. Foi professora de Língua Portuguesa por mais de 30 anos em Faculdade de Letras e em estabelecimentos de ensino da Rede Pública e Particular na cidade de Salto e Região.

MÉRCIA FALCINI ... Pedagoga e Psicopedagoga, Especialista em Sistema de Gestão e Pós-graduada em Teoria e Métodos de Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer pela Unicamp e em Formação de Formadores. Possui mais de 30 anos de experiência em Gestão Escolar, atualmente é Diretora da Consultoria e Assessoria Saberes. Autora de inúmeras crônicas e do livro “Conversas Entrelinhas”. É membro-fundador da Academia Saltense de Letras, ocupando a cadeira número 3, cujo patrono é Paulo Freire.

MÔNICA LEITE DE ARAÚJO DALLA VECCHIA ... Graduada em Letras (USP), mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Paris V e Doutora em Linguística Geral e Aplicada pela Universidade Paris III - Sorbonne. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase na Aquisição da Linguagem e Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição de língua materna e estudo das interações discursivas e do desenvolvimento da aprendizagem da escrita. Coautora de diversos livros publicados na área.

VANIA BARCELLA ... Graduada e Pós-graduada em Linguística e licenciada em Letras (Português) pela Unicamp. Pedagoga, com especialização em administração escolar e Orientação Educacional, pela Faculdade Nossa Senhora do Patrocínio. Foi Diretora de Cultura por 12 anos (1993-1996 e 2005-2012) e organizou o Prêmio Moutonnée de Poesia, em parceria com a Biblioteca Municipal. Nesse período, inclusive, fez parte da Comissão de Julgamento e prefaciou uma das publicações do Prêmio.

VIRGÍNIA SOARES LIBERALESSO ... Jornalista e escritora. Dedicou-se ao Jornal “O Trabalhador” durante 45 anos, escrevendo e respondendo pela revisão, editoração e coordenação da oficina, além de ter sido diretora por sete anos. É autora de inúmeros contos e poemas. Publicou diversos livros e teve participação na Coletânea da ASLe de 2017: “Salto – Por que me encanta?”. É membro da Academia Saltense de Letras, ocupando a cadeira número 25, cujo patrono é Mário de Andrade.

 

 

POESIAS CLASSIFICADAS E PREMIAÇÃO

A premiação das poesias será realizada no dia 25 de novembro (sábado), às 16h, na Biblioteca Municipal de Salto. O XXV Prêmio Moutonnée de Poesia conta, neste ano, com patrocínio da Lojas Cem e apoio da empresa Even3 de plataforma digital.

A premiação em dinheiro para os três primeiros colocados da categoria adulto, sendo R$ 1.500 para o primeiro lugar, R$ 1.000 para o segundo e R$ 500 para o terceiro.

A classificação está em ordem alfabética (por título da poesia), sendo que os vencedores (1º, 2º e 3ºs colocados) e demais classificados serão conhecidos somente na cerimônia de premiação.

 

Confira os classificados:

Categoria Infantojuvenil I – 12 a 14 Anos

Mãe, Por Quê? – Luiza Fecchio Caires

O Poeta – Ana Cristina R. Henrique

Paciência – Anna Flavia Nunes

Preguiça – Isadora de Barros Palhardi

Sinto Muito Mas… – Beatriz da Silva Cabral Antonio

Trajetória do Neymar – Pedro Henrique Freitas Ribeiro

 

Categoria Infantojuvenil II – 15 a 17 Anos

Alma Vendida – Isabela Caldato

Aqueles Da Terra do Salto – Yuri dos Pereira Da Silva

Canção Da Meia Noite – Heloísa Schiffel

Desabrochar Da Rosácea – Isabela Padovan Balás

Engrenagem – Vitor Marques Pedro

Êxtase – Lorena Mazaia

O Estro Da Vida – Letícia Nunes Neves

Ode à Praça – Luiz Rodrigues

Pequenos Sacrifícios – Gregory Delcamino

Sempre Que Escrevo – Jackson Viana

 

Categoria Adulto – Acima de 18 Anos

[As] Sombra – Letícia Silva Dias

9 Luas de Minério de Ferro – Alberto Fernando Gil Dias

A Árvore da Vida – Ronaldo Ribeiro Jacobina

A Cura – Thiago Luz

A Manhã Principia Na Trégua do Deus – Felipe Vilmar Da Motta Veiga

A Vida Que Não Vivi – Paty Gonçalves

Ainda Prefiro O Mar – Karina Limsi

Amarga T(P)Rova – Aparecida Gianello Dos Santos

Apenas Boas Notícias – Walther Moreira Santos

Apenas Vira Os Olhos Para Cima – Eduardo Aleixo Monteiro

Atimia Cotidiana – Wellington Oliveira

Cavalete – Indy Lyra

Chá De Camomila – Léo Ottesen

Cinesia – Vania Moreira

Como Um Rio (Eu Sou) – Fernanda Ribeiro

Confusão – Raphaela Ikeuchi

Coração Sertanejo – Camões R. do Couto Filho

Coro Sem Compasso – Gabriel Stroka Ceballos

Desperta-Me! – Cacilia Nogueira Batista

Do Eu Sem Mim – Djaelton Quirino dos Santos

Do Pó Ao Pó – Marcello Cabral de Souza

Dois De Nós – Dan Porto

E(Vento)(Al(M)Ente) – Diuliane Castilhos

Em Pauta – Priscila Mendes

Entre Nós – Ana Caroline Leite de Aguiar

Estado Do Que É – Carolina de Oliveira Silva

Estátua – Luiz Fernando Moreira Mello

Exotismo – Waldo José R. Campos Neto

Fada Poeta – Lúcio Rodrigues Junior

Fecund’ar – Luiz Eduardo de Carvalho

Feito Carbono – Bernard Teixeira Coutinho

Flor do Sul – Milene Munhoz Quadrado

Gênesis 1 – Viviana Martins

Girados – Estevam Von Claus

Homília Ao Desalento – Jorge Carvalho

Horas – Paty Cavazzana

Lago da Saudade – André Abreu

Linguística Final do Céu – Bruno Silva

Mão Fechada – Gabriel de Souza Alencar

Mercado Do Futuro – Ygo Araujo Ferro

Mulher – Tatiane Pereira dos Santos

Noite Clara Da Alma – Eduardo Lamas

Noites De Solidão – Filipe Lima Ameno

Noturnos Sem Chopin – Geraldo Magela Ferreira

O Assalto – Pedro da Silva De Melo

O Homem De Lugar Nenhum – Evandro Aranha

O Inventor – Neurivan Sousa

O Nascimento do Nada – Diogo V. Barros Cronemberger

O Voo Final – Solange Firmino

Oásis Nordestino – Felipe dos Santos Leonardo

Onde Você Estava? – Ana Carolina Viana Faria

Ossos – Carlos Roberto Pereira Franco

Palavras De Ébano – André Luís Soares

Palavras Não Ditas – Marcelo Mucke Alves

Parecer E Ser – Ana Cristina Mendes Gomes

Pedidos à Boca Da Noite – Tadeu A. Franco

Peregrino – Maria Antonieta F. de Souza

Pétalas – Ivan Vagner Marcon

Poder – Gustavo Tuma

Poema Potência Ii – Matheus José Mineiro

Poeta – Vitor Pinto da Costa Fernandes

Reconstrução – Sérgio Correa

Relógio Solar – Paulo Alberto Pires

Se Achante – Weslley Moreira de Almeida

Será, Ceará? – Diego Haendel Prado Almeida

Silêncio – Fernando Clauscen

Sobra Sobre A Poesia – Harley Farias Dolzane

Sobre Poesia Eduardo – Ferreira de Souza

Sou Nada Também – Pedro Tchilian

Taça Vazia – Sandra Boveto da Silveira

Tameion – Dinamara Osses

Téspias – Bruno Emanuel S. Fernandes

Tiête – Cesar Riello Santos

Tuas Pálpebras – Luís Henrique Sacchi

Última Ceia Das Almas Despedaçadas – Gelson Moreira da Silva

Um Dia Qualquer – Vanessa Malimpensa Bench

Uma Estranha Forma – Yonetane De Freitas Tsukuda

Urna Grega Ou O Ocaso Do Herói – Rodolfo Minari

Valsinha – Yuri Westermann

Vejo A Cidade – Gládiston de Souza Coelho

Vende-Se – Andrea Sales

Verdade – Mônica da Silva Costa

Você Partiu – Regina Prieto

Vozes No Vazio – Nando Nogueira