Em sua 6ª edição e agora em um formato mais curto de quatro dias, a Semana Cultural Ettore Liberalesso de 2023 vai discutir o jornalismo no interior e os obstáculos à produção literária. “Queremos dar visibilidade para o lado jornalístico do Ettore e o que tem impactado a nossa produção como escritores hoje”, destaca a presidente da Academia Saltense de Letras, promotora do evento, Anita Liberalesso Néri, que também é filha do homenageado.
A Semana Cultural Ettore Liberalesso foi criada para imortalizar o nome do escritor, historiador e jornalista Ettore Liberalesso, um dos fundadores da Academia, em 2008, e o seu primeiro presidente, que escreveu mais de mil relatos sobre a história de Salto e das pessoas que viveram esses momentos, além de seis livros que falam da história, da vida, das tradições, das ruas e das famílias saltenses e da sua própria história de vida em uma autobiografia.
Neste ano, o evento de abertura será uma mesa redonda na noite do dia 29 de março para discutir os desafios contemporâneos da imprensa no interior. O debate será mediado pela jornalista Mirna Bicalho, que comanda o programa de entrevistas “Lado a Lado” e contará com os jornalistas Rose Ferrari, editora chefe do jornal Mais Expressão, de Indaiatuba, e Eloy Oliveira, editor responsável pelo jornal Primeira Feira, de Salto, ambos da Academia, e Rodrigo Augusto Tomba e Henrique da Silva Pereira, ambos professores do Ceunsp, que sedia o evento e apoia realização da semana.
No dia seguinte haverá uma palestra intitulada “A Liberdade de Expressão do Escritor e o Direito”, com o professor doutor Alfredo Attié, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, que falará sobre os embates entre a produção literária e a justiça. No dia 31, dia do aniversário de nascimento de Ettore, que faria 103 anos se estivesse vivo, haverá uma missa em sua homenagem e em homenagem aos acadêmicos falecidos ao longo dos 15 anos de A Academia. A entidade já perdeu metade dos seus 16 fundadores.
O último dia da Semana Cultural Ettore Liberalesso, 1º de abril, contará com um evento denominado “Café com Palavras”, que discutirá o que é possível dizer sobre alguém em uma biografia e nas autobiografias. O tema será explorado pelo professor doutor Fabiano Ormaneze, doutor em linguística pela Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, cuja tese tratou do discurso biográfico sobre os personagens políticos brasileiros.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Semana Cultural Ettore Liberalesso 2023

De 29 de março a 1 de abril

JORNALISMO E LITERATURA: DO FATUAL AO FICCIONAL

DIA 29/03 – ABERTURA

19h30 – CEUNSP

Mesa Redonda – Os desafios contemporâneos da imprensa no interior
Mediador – Mirna Bicalho (jornalista convidada)
Participantes – Rose Ferrari e Eloy de Oliveira (ASLe) e Rodrigo Augusto Tomba e Henrique da Silva Pereira (Ceunsp)

DIA 30

19h30 – CEUNSP

Palestra – A liberdade de expressão do escritor e o Direito
CONVIDADO – PRPF. Dr. ALFREDO ATTIÉ
Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP), graduado em Direito e em História na Universidade de São Paulo (USP); Mestre em Direito e Doutor em Filosofia pela mesma instituição. O magistrado é autor das obras “A Reconstrução do Direito” e “Montesquieu”. Presidente da Academia Paulista de Direito, onde e coordena a “Polifonia: Revista Internacional da Academia Paulista de Direito.

DIA 31

7H – Missa em homenagem ao fundador da Academia Saltense de Letras, Ettore Liberalesso e aos acadêmicos falecidos.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Monte Serrat.

DIA 1

9h – Café com palavras – BIBLIOTECA MUNICIAL

Sujeito de palavra: entre a verdade e a ficção do ser
O que é possível dizer sobre alguém em uma (auto)biografia? O que o sujeito consegue dizer de si a um outro, seja o leitor, o biógrafo ou ao ser que se expressa e se constitui nas palavras colocadas em papel? Verdade e ficção se cruzam em escritas, em expectativas e em sentidos. Neste encontro, vamos tratar de questões como essas. O que se mostra e o que se oculta na verdade de uma narrativa?
CONVIDADO – PROF. DR. FABIANO ORMANEZE
Doutor em Linguística, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com tese sobre o discurso biográfico sobre políticos brasileiros. Mestre em Divulgação Científica e Cultural pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LabJor), da mesma universidade, com dissertação sobre o discurso biográfico sobre cientistas. Especialista em Jornalismo Literário, pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL). Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela PUC-Campinas.

REALIZAÇÃO – Academia Saltense de Letras

APOIO – CEUNSP

PATROCÍNIO – Instituto Central de Direito e Educação

Com professores Especialistas, Mestres e Doutores, sob a coordenação do Professor Romeu Bicalho, Doutor em Direito pela PUC-SP, Pós-Doutor pela Universidade de Coimbra-Portugal, o ICDE oferece cursos de excelência, com foco na prática, mas sem descuidar do conhecimento teórico que lhe dará consistência no exercício da sua profissão, para além da mera técnica!

Faça um comentário!