Luiz Castellari

Luiz Castellari nasceu na cidade de Salto, em 17 de abril de 1901, filho de Henrique Castellari e Luiza Isabel das Chagas Castellari. Seu pai foi maestro da Banda Musical Saltense, além de compositor e agrimensor, tendo realizado, em 1931, o primeiro mapa topográfico da localidade. Casou-se com Santina Suzana Mazzella Castellari, com quem teve os filhos Norma, Hercules, Ludovico e João Francisco.

Seguindo os passos de seu pai, foi atuante músico da Banda Musical Saltense. A partir de 1927, passou a participar da Orquestra Itaguassu e foi um dos fundadores da Sociedade Instrutiva e Recreativa Ideal.

Entre os anos de 1920 a 1942 realizou extensa pesquisa sobre a História de Salto, numa época em que havia inúmeras dificuldades de acesso aos acervos, e os contatos com as instituições eram feitas basicamente por meio de correspondências.

Assim, garimpando documentos e ouvindo antigos moradores da localidade e seus familiares, como tios e avós, escreveu seu livro História de Salto, que foi publicado em 1971.

Levantou dados inéditos sobre a origem da localidade e seu fundador Antônio Vieira Tavares, antigas festas de Nossa Senhora do Monte Serrat e as primeiras fábricas de tecidos e seus proprietários.

Em 1942, era membro da Comissão da Monografia Histórico Corográfica da Cidade, e encaminhou seu trabalho, já concluído, para que o Afonso d’Escragnolle Taunay, então diretor do Museu Paulista (Museu do Ipiranga), para que emitisse um parecer sobre sua obra.

Taunay, em resposta àquela solicitação, escreveu em 9 de dezembro de 1942:

“o assunto é sobremodo especializado e destes só podem ser criticados por aqueles que acaso estejam fazendo estudos no mesmo terreno. Mas isto não impede que se perceba logo quando do exame das suas páginas, ocorre a impressão de que o Sr. realizou um trabalho de pesquisas muito dilatado e inteligente que lhe deve ter dado muito que fazer”.

Fonte: Acervo do Museu da Cidade de Salto

Livro História de Salto – Luiz Castellari

Jornal O Liberal