Iniciativa veio ao encontro de proposta desenvolvida na Escola Estadual Paula Santos pelas mãos de um grupo de professores das disciplinas de História, Língua Portuguesa e Tecnologia

Os acadêmicos Eloy Oliveira, Alberto Manavello e Mércia Falcini iniciaram, na manhã de quinta-feira (3), um projeto idealizado pela presidente da atual diretoria da Academia Saltense de Letras, Anita Liberalesso Neri, de aproximação entre escritores da entidade e estudantes para popularizar a literatura em Salto.

A proposta consistiu em palestras que eles ministraram para os alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos, da Escola Paula Santos, cujas idades variam entre 11 e 15 anos, para falar sobre a produção literária de cada um e a produção da Academia, bem como sobre a história da entidade e de como a parceria poderia acontecer daqui para frente.

A escolha da escola ocorreu em função de um projeto intitulado “Escritores do Futuro”, que vem sendo realizado por iniciativa de um grupo de professores do próprio Paula Santos das disciplinas de História, Língua Portuguesa e Tecnologia e que precisava das palestras como complemento para uma vivência prática.

“O nosso projeto visa despertar os alunos para a leitura e principalmente para a escrita”, afirmou a diretora da escola, Antônia Aparecida Teodora, a Cidinha. “A visita dos escritores da Academia Saltense de Letras objetivou aproximar os alunos da experiência real”, disse o professor José Antônio dos Santos, de História.

A proposta foi desenvolvida pelo professor José Antônio em conjunto com os professores Eliana Camargo dos Reis, Lilian Martins Nogueira, Bárbara Simão da Silva e Valdirene Ferreira da Silva (todos da disciplina de Língua Portuguesa) e Flávia Maria da Silva e Wagner Brito de Jesus (estes da disciplina de Tecnologia).

“A ideia é muito positiva, pois vem ao encontro do nosso projeto na Academia de Letras”, comemorou Mércia Falcini, que se sentiu em casa para falar com os estudantes, já que é pedagoga aposentada e esteve em sala de aula por muitos anos, além de ser uma das fundadoras da Academia Saltense de Letras.

Experiência e frutos

“Para mim, foi uma oportunidade especial. Lembro que quando decidi ser escritor queria muito falar com um para saber mais e não encontrei quem pudesse me ajudar”, disse Eloy Oliveira. Para ele, a experiência também ajuda a entender melhor como os estudantes pensam e o que desejam em termos de literatura.

“Todos os dias aprendemos coisas novas. Estou escritor há cinco anos e vim aprender com esses estudantes”, disse Alberto Manavello, que se divertiu fazendo piadas e mostrando o seu lado brincalhão com os alunos. “Só quem se sentar no fundo da sala é que vai ter de responder perguntas”, ameaçou de brincadeira no início.

Ao final das palestras, os escritores foram conhecer o projeto “Escritores do Futuro” com os idealizadores e depois a Sala de Leitura, uma espécie de biblioteca que reúne exemplares raros da literatura nacional e internacional e que reserva um espaço para os escritores de Salto. Eles doaram suas obras para o acervo.

História antiga

A palestra com os escritores da Academia Saltense de Letras constituiu a última fase do projeto da escola. Os estudantes já haviam produzido textos literários em sala e agora esse material está sendo selecionado. Os melhores trabalhos escolhidos vão se tornar um livro. “Estamos felizes com o resultado”, disse Eliana Reis.

A presidente da Academia Saltense de Letras, Anita Liberalesso Neri, também gostou dos resultados alcançados pelos acadêmicos. “É um trabalho ainda embrionário, mas tenho certeza de que vai dar bons frutos. Investir em literatura e levar adolescentes ao mundo mágico dos escritores é algo sem preço para nós”.

Antes dos escritores da manhã de quinta-feira, o projeto da escola Paula Santos já havia recebido presencialmente a escritora Cynara Lenzi, especializada em literatura infantil e também membro da Academia Saltense de Letras, e o escritor Fábio Barreto, com obras voltadas para a ficção científica, este de forma online.

0 0 votes
Article Rating

Faça um comentário!

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments