Trabalhos foram produzidos na forma de poesias, crônicas e contos a partir da proposta geral ‘Natureza, eu, tu e ela’, que dá título à obra

 

Coletânea reúne trabalhos de 28 acadêmicos 

Com um evento marcado por simbolizações voltadas para a importância do meio ambiente, a Academia Saltense de Letras lançou neste sábado, 5 de novembro, na Biblioteca Municipal de Salto, a antologia Natureza, eu, tu e ela, da editora Mirarte, cujo mote foi destacar a necessidade de se preservar os recursos naturais.

A solenidade começou com a apresentação do Grupo de Danças Faces Ocultas, trajado de índio, para mostrar que eles, os índios, foram os primeiros a se preocupar com o meio ambiente, pois era dele que tiravam o sustento. A apresentação surpreendeu ao público ao começar no fundo do auditório, mas no piso superior, e apenas com sons da natureza. O piso superior da biblioteca foi construído como uma espécie de varanda para a observação do primeiro piso, o que permitiu à plateia ver o grupo olhando para cima e para trás.

Depois, os bailarinos caminharam pelas laterais do auditório, ainda no piso superior, e acabaram descendo ao palco no primeiro piso, reproduzindo as danças típicas indígenas e sua exploração do habitat. Ao final, o grupo percorreu o interior da plateia com passos tão rápidos e articulados, que não permitia se fixar o olhar em nenhum deles, o que envolveu os presentes. A apresentação terminou com os bailarinos percorrendo a exposição de quadros da artista plástica Gica Barbosa, montada no fundo do auditório.

Antes da cerimônia, foram os quadros dela que fizeram os participantes travarem contato com trabalhos especialmente preparados para a solenidade, que também são voltados para a natureza e produzidos a partir de elementos simples do cotidiano, como cascas de árvores, folhas e pó de café. Os quadros de Gica Barbosa chamaram a atenção pela riqueza de detalhes e pela representação fiel de feições e posturas dos animais que habitam a fauna brasileira, como a onça pintada e a arara azul.

Textos se dividem em poesias, crônicas e contos voltados ao meio ambiente

“Nossa academia tem se colocado em defesa de temas pertinentes para toda a sociedade, como no caso do meio ambiente, que vem muito a calhar agora, porque neste mês teremos a Conferência do Clima no Egito (a Cop 27, na qual quase 200 países discutem, entre 6 e 18 deste mês, ações globais para mitigação e adaptação às mudanças climáticas) e vai continuar assim, porque temos um compromisso com a vida”, disse a presidente da Academia, Anita Liberalesso Nery, cadeira 11, patrono Odmar do Amaral Gurgel.

Academia tem procurado discutir temas mais pertinentes à sociedade

Anualmente os acadêmicos que integram a instituição saltense definem um tema para espelhar assuntos que transpiram no seio da sociedade e no ano passado a escolha recaiu sobre a natureza, devido ao agravamento dos problemas causados pela poluição em todo o mundo. “É fundamental que a nossa entidade esteja atenta para discutir esses assuntos, porque somos formadores de opinião e influenciadores com nossos livros”, afirmou Alberto Manavello, cadeira 9, patrono José de Alencar, que propôs o tema.

A partir da definição, várias reuniões foram realizadas entre os 28 participantes e a coordenação do projeto, que ficou a cargo de Anna Osta, cadeira 2, patronesse Rachel de Queiroz. Nesses encontros foi definida a forma e a estratégia de abordagem. O livro é um mosaico na forma de poesias, crônicas e contos que trazem as diferentes visões dos acadêmicos sobre a preservação do meio ambiente, como se encaram os elementos que compõem a natureza e as inúmeras maneiras de se estabelecer o cuidado com os biomas.

Grupo de Danças Faces Ocultas se apresentou vestido de índio

Com prefácio do presidente da Comissão do Meio Ambiente do Rotary Club de Salto, Ruben Osta, que faz um relato histórico sobre a conceituação do meio, sua preservação e importância nas ações governamentais, a antologia é um registro histórico. O prefaciador também fala da forma como ele, um executivo de multinacional do setor financeiro, se envolveu com o meio ambiente e a sua defesa desse tema nos últimos 20 anos, com atuações inclusive na doação de mudas e discussão de ações práticas.

Em breve, o livro poderá ser baixado gratuitamente no site da Academia Saltense de Letras ( https://www.asle.net.br/) no formato e-book. Mas quem desejar adquirir o exemplar físico em papel vai encontrá-lo nos principais marketplaces e livrarias do mercado, como a Um Livro (www.umlivro.com.br/loja).

Quadros da artista plástica Gica Barbosa abrilhantaram o evento

 

5 1 vote
Article Rating

Faça um comentário!

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments