Acadêmicos durante um dos eventos promovidos neste ano na Semana Ettore Liberalesso

O sonho de um grupo de defensores da cultura e da literatura de Salto chega aos 15 anos neste 16 de junho de 2023. A Academia Saltense de Letras, a ASLe, como é conhecida, debuta pela idade, mas já se consolidou pelos seus feitos.

Um dos principais deles é a realização da Semana Cultural Ettore Liberalesso, que entrou neste ano na sua sexta edição. O evento tem se firmado como centro de debates sobre a cultura e a literatura e tem trazido nomes de destaque para essa mesa. Ao mesmo tempo enaltece a figura do principal fundador da Academia, que passou a vida contando histórias da cidade.

Outra ação significativa da vida da Academia foi a participação na realização do Prêmio Moutonnée de Poesia, que está em sua 31ª edição e que agora conta, oficialmente por lei, com os acadêmicos na organização. O ganho para a Academia com essa participação é grande, pois o prêmio é conhecido nacionalmente e leva o nome da cidade junto com o da ASLe.

Ao longo desses 15 anos a Academia Saltense de Letras também realizou a publicação de livros conjuntos, como as antologias, onde os seus integrantes contam histórias sobre a cidade e o momento do país e do mundo. Casos como o livro “Salto, por que me encantas?”, “É de sonho e de pó” (sobre a pandemia) e a “Natureza, eu, tu e ela” (sobre o meio ambiente).

Ainda fez o lançamento coletivo de livros dos seus integrantes, como em junho de 2022, quando sete livros de oito autores foram lançados simultaneamente. Encabeçou campanhas em prol da leitura e da revelação de jovens talentos, como a oficina que culminou com o livro “Jovens Talentos da Literatura”. E realizou palestras sobre grandes nomes do meio literário.

Em um evento intitulado “Leituras Inspiradoras”, trouxe a percepção de cada um dos seus acadêmicos a respeito daquilo que os motivavam a ler e a escrever. Pelo exemplo de quem faz, se leva a seguir e a fazer ainda melhor. Com essa temática, a ASLe trouxe inúmeros nomes representativos para o cenário literário nacional e internacional, ilustrando o conhecimento.

A atual presidente Anita Liberalesso Neri, filha do principal fundador Ettore Liberalesso, diz que estar à frente da Academia Saltense de Letras hoje é um privilégio e ao mesmo tempo um desafio, pois tem de levar à frente uma história grande iniciada por 16 acadêmicos e manter viva uma entidade sem fins lucrativos que busca fazer as pessoas pararem para ler em um mundo acelerado.

Sede da Academia Saltense de Letras e também da Biblioteca Municipal

“O espírito de popularizar a troca de ideias sobre literatura e de produzir literatura de qualidade, que norteou lá em 2008 o meu pai, a então diretora de Cultura Vânia Barcela, o secretário de Cultura e escritor Valderez Antônio Bérgamo Silva e o então prefeito Geraldo Garcia, além dos outros 15 fundadores, se mantém de pé e cada vez mais vivo neste aniversário da ASLe”, disse Anita.

Além de Ettore Liberalesso, foram fundadores da ASLe: a atual presidente, Antônio Oirmes Ferrari, Anna Osta, Mércia Falcini, Gasparini Filho, Chico Garcia, Lázaro Piunti e Damiem Pacheco e os já falecidos: Daniel Gasparini, Anselmo Duarte, Genezio Migliori. Olavo Marques de Souza e Valter Lenzi. Também os hoje ex-acadêmicos: Maria Carol F. Padreca e Odair Schiavone.

0 0 votes
Article Rating

Faça um comentário!

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments